Categories:

AlphaBeatCancer: o jogo fofo que ensina sobre câncer

Faz um tempinho que não dou dicas sobre jogos, então resolvi falar sobre o AlphaBeatCancer. Como o nome da matéria já indica, o jogo tem como objetivo ensinar as crianças, de forma lúdica e interativa, sobre o câncer e tudo o que está relacionado à ele, como o motivo de alguns exames, termos técnicos e etc.

Logo no início do jogo podemos customizar o personagem principal e os pontos positivos já começam aí: tem até opção para colocar camisola no avatar Imagino que, para uma criança já hospitalizada, é muito importante ter esse tipo de identificação e o personagem se insere mais facilmente à sua realidade.

Depois da etapa de customização, começam os minigames. São 20, com temas, objetivos e mecânicas diferentes, sempre focados no cotidiano de quem passa pelo tratamento como mudanças na alimentação, intensificação da higiene, entre outros. Confesso que alguns me deram um pouco de agonia, como a fase em que era necessário tirar sangue do personagem mas, como o objetivo do AlphaBeatCancer é desmistificar a doença, é essencial ser realista. É nessas horas que a fofura dos personagens, as cores pastéis e sons engraçadinhos ajudam a amenizar o tema.


Entre um minigame e outro aparecem os cards informativos. Em poucas palavras, a criança tem a explicação tanto do que é uma biópsia ou uma metástase, como também se depara com explicações de sentimentos que podem aparecer durante o tratamento, como cansaço ou tristeza.


O jogo é lindo, além de bem curtinho e agradável, dá pra terminar em uma sentada só

Resumindo: AlphaBeatCancer é um jogo necessário, que foi muito bem elaborado e desenvolvido, com informação e sensibilidade nas medidas certas. É recomendado tanto para crianças quanto para adultos, sejam pacientes, cuidadores ou apenas curiosos, para que todos possam aprender, refletir e conversar sobre o tema. Quem sabe assim o tema possa se tornar menos pesado, mais otimista, com os diagnósticos cada vez mais precoces e, assim, maiores chances de cura ♡

O aplicativo está disponível para iOS e Android, e você pode saber mais sobre ele acessando o site oficial: https://www.beaba.org/game. Espero que tenham gostado da dica e que se divirtam jogando AlphaBeatCancer!

||||| 4 Curtir |||||
Tags:Tags:

  • Escrito por Luciana Midory

    Designer, caçadora de coisas fofas e especialista em sair de olhos fechados nas fotos. Além de coisas cute, gosta de tudo o que é amarelo, oriental, bizarro e singular.

MATÉRIAS SEMELHANTES


2 Comentários

  • Dai Castro

    15 de fevereiro de 2017 às 18:02 Responder

    A proposta do game é incrível, além de ser super fofo! Eu acho importante esse tipo de informação, feita de forma lúdica. Ano passado tive um problema de saúde e fiquei internada por alguns dias, é uma mudança e tanto na rotina, se assusta os adultos, fico imaginando o impacto que essas rotinas hospitalares podem ter nas crianças.
    Beijos!

    • Luciana Midory

      15 de fevereiro de 2017 às 22:11 Responder

      Oi, Dai!
      Sim, um jogo desse tipo é muito importante! Fico imaginando que também seja bom para crianças que tenham pais doentes ou o contrário, pais que tem filhos doentes… deve ser um começo pra abordar certos assuntos, né?
      Eu lembro de quando você ficou doente… acho que não cheguei a comentar no post que fez sobre isso (ainda não tinha criado coragem ahahaha). Aliás, você tá melhor agora?
      Beijos!

Escreva um comentário