Categories:

Curiosidade nostálgica: o estilo dos blogs antigos!

Devo confessar que sou do tempo do disquete, da internet discada, do flogão, do e-mail “@bol.com.br”! Sempre gostei muito de internet, e o fim da minha adolescência foi vivido com muita intensidade em fóruns de anime, ICQ e, claro, blogs! Ai, os adolescentes de hoje nunca vão saber como era bom viver na sofrência com um blog-diário super emo! Ahahahaha

Os blogs antigos eram bem diferentes dos de agora, tanto no conteúdo quanto no propósito, na estética… Naquela época, lá por 2004, eu e a maioria dos meus amigos tínhamos nossos blogs pessoais pra contar coisas do dia a dia, desabafar, ou até mesmo escrever poesias e contos. Era bem fácil criar um blog, existiam vários sites destinados a esse fim como o Blig, o Weblogger e o Blogger, além de vários outros que disponibilizavam recursos prontos pra serem usados, desde templates até emoticons.

Se você viveu essa época e também teve um blog, tenho certeza que passou lá no “Templates by Marina” e ficou navegando por horas, tentando escolher um template que fosse a sua cara! Se hoje em dia a estética de um blog é basicamente “fundo em aquarela com título em letra de mão”, antes o que bombava eram temas de personagem de mangá (o que estava em alta na época eram os títulos da CLAMP, Love Hina, Inu Yasha, entre outros…), ou de celebridades (Evanescence, Angelina Jolie, bandas de j-rock) ou ainda personagens fofos (Pucca e Sanrio em geral).





Se o template não fosse o bastante, também tinham as dolls pra enfeitar o seu blog (ou representar você e as migas, caso o blog fosse coletivo!). Aliás, só recentemente que eu descobri duas coisas: o site pra criar sua doll ainda existe!!! É só acessar esse endereço: http://dolls.com.br. Outro fato que eu não sabia é que ele foi criado pela Lia, do Just Lia :OOOO quando a pessoa nasce pra marcar a internet é outra história, né! Ahahaha


Outro site que ajudava muito era o Tudo para Blogs! Ele ajudava a fazer coisas muito legais, como deixar a barra lateral colorida ou colocar efeitos no cursor do mouse! Uma breguice só pros dias de hoje, mas era o máximo na época, acredite. Ele também ensinava a criar Blinkies, que eram plaquinhas pra inserir no blog, como esses:

Um item que não era lá tão modinha mas eu gostava eram os kaoanis! Eu era viciada neles, tinha uma pastinha lotada disso (que se perdeu no tempo T_T). Pelo menos ainda é fácil achá-los na internet: tem aqui, aqui, aqui e aqui.


Uma coisa que não era exatamente fofa mas que eu gostava bastante era o site i*Eu. Com ele, era possível colocar no seu blog o seu humor atual! Era só escolher um smile e as definições. Simples, mas bem divertido, e com certeza eu usaria até hoje se ainda estivesse ativo!

Como bônus, uma curiosidade bloguística gringa: a estética pixel era muito usada em layouts kawaiis. Não chegou a ser muito modinha por aqui, mas quando eu visitava um site que eu adorava, o BlogSkins, eu via muitas templates nesse estilo:

Bom, é isso! E vocês, também tiveram blogs na adolescência? Gostaram de relembrar um pouquinho de como era o universo bloguístico do passado? Espero que essa matéria tenha trazido boas lembranças!

Créditos das imagens: BlogSkins, Dolls, Gocanucks

||||| 2 Curtir |||||
Tags:Tags:

YOU MIGHT ALSO LIKE


8 Comentários

  • Nayara Carvalho

    6 de setembro de 2016 às 10:56 Responder

    Nossa também sou velha assim xD realmente os jovens de hoje não vão saber o que era isso de jeito nenhum… e era tão legal!! Eu passava horas em blogs e tinha alguns também, e ficava procurando um bocado de coisinhas pra colocar nele. Se lembra também que tinham músicas pra colocar nos blogs? E também contadores de pessoas que entrou no blog, plaquinhas e blogs amigos… nossa era tanta presepada uhauahuahahua. Mas era tão bom e dolls, sem comentários, passei a adolescencia toda fazendo dolls uhauahuaa

    • Luciana Toma

      6 de setembro de 2016 às 12:53 Responder

      Nossa, lembro das músicas, sim! xD
      É que eu foquei mais nas coisas fofas, mas nossa, tinha muitas outras coisinhas como neopet, painel de comentários, usuários online, fora os criadores de avatares na época… tinha até o criador de avatar no estilo South Park! Ahahaha
      Época boa *-*

  • Thaissa Weber

    6 de setembro de 2016 às 17:00 Responder

    Estamos velhas, gente… T_T
    O Aleatoriedades é o meu primeiro blog, mas eu já queria criar um desde essa época, então namorava por horas os templates e era apaixonada por esses bichinhos voadores (que só agora descobri o nome, obrigada!!!).
    Mas o que me marcou mesmo foram as Dolls! Eu tinha uma pasta cheia de dolls criadas nesse site e em outros internacionais. Tinha um que eu amava, mas não lembro o nome. Era coreano e tinha as bonecas mais brilhantes e fofas do mundo (acho que era candy doll o nome). Aiai, que saudade…

    • Luciana Toma

      6 de setembro de 2016 às 23:29 Responder

      Nossa, fiquei surpresa pelo Aleatoriedades ser seu primeiro blog! Ele é tão redondinho que achei que já tinha se aventurado nesse mundo antes

      Achei engraçado você falar da pastinha que tinha das dolls! Eu tinha a pastinha dos kaoanis… outra mania da época era guardar as coisas, né? Ahahaha. Hoje em dia, com o povo usando celular, nem deve fazer esse tipo de coleção virtual…

  • Carolina Erba

    20 de setembro de 2016 às 11:28 Responder

    Eu tiiiiiiiiiiiiive!! Vc fez eu abrir a boca qdo vi o dolls.com.br! hahaha Meu blog era uma bosta, só tinha giffs e dolls. hahahaha Criatividade nunca foi meu forte!! Nossa, momento nostalgiaa totaaal! Ameii o post!! hahaha vou montar umas dolls agora hahahaa *_* Adorava estrelinhas seguindo o mouse hahahahahahha que bregaa!

    • Luciana Toma

      21 de setembro de 2016 às 12:33 Responder

      Ahahahahahah eu também adorava coisinhas no mouse, deu até vontade de colocar aqui no blog!!! Mas desisti da ideia ahahaha

  • Yuri S

    27 de julho de 2017 às 03:45 Responder

    Caramba, eu lembro vagamente disso… como a internet mudou, viu?

    • Luciana Midory

      27 de julho de 2017 às 08:17 Responder

      Jura que lembra??? Você parece tão novo! ahahahah
      Teria um blog nesse estilo?

Escreva um comentário