Categories:

Entrevista com Irena Freitas

A Irena é uma ilustradora brasileira, de Manaus, que atualmente vive nos Estados Unidos por conta do mestrado em Ilustração. Na minha opinião, o trabalho dela é a-pai-xo-nan-te! Gente, que delicadeza, que textura! É tudo muito singelo, divertido e com muita personalidade. O que eu mais gostei foram os temas das ilustrações, muitas vezes inspirados em filmes, músicas, livros e seriados. Dá uma olhada:

51e3f218574687.562cbbcbbc669

Eu sempre acho que, quando você gosta das ilustrações de uma pessoa, na verdade o que você admira é a visão de mundo que ela tem. Então achei que seria interessante conhecer um pouquinho mais sobre Irena Freitas e ela topou responder algumas perguntas para o Awn!. Espero que gostem!

♡♡♡

Awn!: Em poucas palavras, quem é Irena Freitas?
Irena: Nossa, essa é uma pergunta complicada né? A gente nunca é só uma coisa, estamos sempre agregando coisas a nossa personalidade e a forma que vemos o mundo, então é um pouco difícil dizer quem eu sou, hahaha! E isso também eu tento deixar claro no meu trabalho, eu tenho temas recorrentes, mas também estou sempre aberta a novas influências.

Seu estilo de ilustração é bem feminino e transmite suavidade. Você acha que ele reflete mais a sua personalidade ou a sua maneira de ver o mundo?
Acho que um pouco dos dois? Eu sempre me identifiquei muito com temas, autoras e artistas mulheres, então essa proximidade faz com que meu traga essa estética pro meu trabalho.
Mas ao mesmo tempo que eu me sinto próxima a temas socialmente associados ao feminino eu nunca senti necessidade de fazer a escolha de fazer ilustração pra “menina” ou pra “menino”, eu não acho que essa separação de gênero seja muito saudável.

Geralmente a gente foca em um trabalho por vez e às vezes não olhamos pra trás pra ver o conjunto todo do que produzimos… e olhando pra trás, o que você acha do seu trabalho, do que ele te proporcionou e como ele tem afetado as pessoas?
Eu olho bastante pra trás, hahaha! Eu comecei a fazer ilustrações como uma forma de expressão pessoal, em diários, contando meu dia a dia, etc. E em parte eu ainda faço isso. Eu sei que isso é um tanto egocêntrico, mas boa parte dos meus trabalhos eu faço para mim mesma, para anos depois eu ler o que eu escrevi/desenhei e pensar: nossa, era isso que estava sentido naquela época da minha vida. Por sorte alguém pode se identificar com que eu estou sentindo e com meus trabalhos, mas isso é um lucro, não tenho intenção nenhuma de estar influenciando pessoas quando crio alguma coisa.

Qual é o seu trabalho que você mais gosta?
Acho que não tenho nenhum em especial… Eu gostei muito de trabalhar no Bravest Warriors porque sou bem fã do desenho animado

Indica alguma coisa muito Awn! pra gente do blog?
Uma série super fofa e que sempre me deixa feliz depois que eu assisto é Jane The Virgin. Não importa o quão ruim foi meu dia, quando sai um novo episódio eu já tô automaticamente feliz.

♡♡♡

Você pode conferir o trabalho da Irena nos seguintes endereços:

||||| 2 Curtir |||||
  • Escrito por Luciana Midory

    Designer, caçadora de coisas fofas e especialista em sair de olhos fechados nas fotos. Além de coisas cute, gosta de tudo o que é amarelo, oriental, bizarro e singular.

MATÉRIAS SEMELHANTES


1 Comment

  • Carolina Erba

    16 de novembro de 2015 às 16:45 Responder

    Gente, quanto talento! Que lindo! Quanta arte *-*

Escreva um comentário